População Brasileira, se for mantida a atual taxa de natalidade, deve parar de crescer.

 

Acompanhando tendência mundial, o crescimento demográfico brasileiro vem se desacelerando nas últimas quatro décadas. Esse processo é decorrente principalmente da queda constante da taxa de fecundidade (que representa a quantidade de filhos que cada mulher tem na vida).

 

 

A taxa ainda continua abaixo do indice de reposição, que é de 2,1 filhos por mulher.

 

 

Situação pode mudar: daqui a 20 anos, se for mantido o atual ritmo de natalidade, a população do Brasil deve parar de crescer.

 

 

 

 

O Brasil possui a quinta maior população do mundo e chega a novembro de 2010 com 190.732.694 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geogra?a e Estatística (IBGE). Com cerca de 20% da população brasileira, o estado brasileiro mais populoso é São Paulo, com 41.252.160 habitantes na contagem do Censo 2010.

 

 

População no Brasil 2011 e 2050

  

Pela primeira vez, desde o início da atual série histórica, que começou em 2001 – neste ano a taxa foi de 2,33 filhos por mulher , a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, do IBGE, mostra uma queda na taxa de fecundidade no Brasil.

 

 

A taxa ainda continua abaixo do indice de reposição, que é de 2,1, mas aumentou em comparação com 2008, passando de 1,89 para 1,94 filho por mulher em 2009. Mesmo tendo crescido, esse número reforça a tendência à queda na taxa de natalidade, mas, em curto prazo, não significa uma estagnação populacional, pois existe uma larga faixa de população em plena idade reprodutiva – são mais de 50 mil mulheres entre 15 e 49 anos, que representam mais de 50% do total de mulheres do pais, o que faz com que ainda haja mais nascimentos do que mortes.

 

 

No entanto, a situação pode mudar daqui a 20 anos se for mantido o atual ritmo de natalidade, quando a população do Brasil deve parar de crescer. O Brasil contara em 2050 com uma população total de cerca de 218,5 milhões de pessoas.

 

 

Dividindo-se o número de habitantes pela área total do território brasileiro, chega-se à densidade populacional do pais: 22,5 habitantes por quilômetro quadrado. Na prática, porém, a ocupação no país varia drasticamente de uma região para outra. Na Região Norte, a densidade é de quatro habitantes por quilômetro quadrados. Já na Região Sudeste, há 87 habitantes por quilômetro quadrado, sobretudo há quatro décadas, o Sudeste é a 13° mais populosa do Brasil.

 

Dados Atualizados no artigo População Brasileira 2012 

http://www.vaicomtudo.com/populacao-brasileira-2011.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: