Semana Mundial de Aleitamento Materno

Semana Mundial de Aleitamento Materno

foto de http://pt.wikipedia.org/wiki

 

1.ago.2012 Hoje às 10h04 – Atualizada hoje às 10h09

Semana Mundial de Aleitamento Materno é marcada por vários eventos

Jornal do Brasil

Publicidade

Criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA), a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto, em mais de 120 países. Em comemoração à data haverá, durante toda a semana, eventos nos bancos de leite da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) e nos do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), com diversas atividades em favor da política mundial de aleitamento materno.

A cada ano, a WABA define o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Em 2012, com o tema Amamentar hoje é pensar no futuro, a Semana faz alusão aos dez anos da Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cerimônia oficial para o lançamento da campanha da Semana será promovida pela OMS nesta quarta-feira (1), no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

No Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) ocorrerá, no dia 6 de agosto, uma oficina de sensibilização de aleitamento materno para o Hospital Amigo da Criança, destinada a todos os profissionais do Instituto. As atividades continuarão no dia 9 de agosto, a partir das 11h, com  palestras abertas à comunidade do coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio; do coordenador do Banco de Leite Humano do IFF, Franz Novak; e da coordenadora de pós-graduação em aconselhamento familiar e educacional da faculdade SPEI (Curitiba-PR), Meibel Mello Guedes. O IFF está localizado na Avenida Rui Barbosa, 716, Flamengo.

Sobre o aleitamento materno exclusivo

O leite materno é reconhecido como o melhor alimento para as crianças nos primeiros anos de vida, representando uma estratégia mundial para a redução da morbidade e mortalidade infantil, especialmente a neonatal.  É importante ressaltar que não existe leite fraco e que, até os seis meses de vida, o bebê só precisa do leite materno: não é necessário dar sucos, papinhas e nem mesmo água ou chá.

 Algumas mães produzem um grande volume de leite, que vai além da necessidade do seu bebê. Nesses casos, é possível doar o excedente de leite retirado após as mamadas. Ele vai ajudar na recuperação dos recém-nascidos prematuros e de alto risco.

Confira o passo a passo dessa doação:

 1. Escolhendo e esterilizando os frascos

 Os frascos utilizados devem ser de vidro, com tampa plástica. Para esterilizá-los, remova a etiqueta e papelão e lave-os com água e sabão. Em seguida, coloque o vidro e a tampa em uma panela coberta com água e deixe ferver por 20 minutos. Escorra toda a água da panela. Quando o frasco estiver seco, tampe-o e coloque uma etiqueta na qual você deve escrever o seu nome e data da coleta.

 2. Recomendações para a ordenha

 Para fazer a ordenha (tirar o leite), prenda os cabelos ou use uma touca. Lembre-se sempre de lavar as mãos com água e sabão e de evitar conversas (ou, então, use uma máscara). Não fume.

 Se você preferir usar uma bomba tira-leite, deverá fervê-la por 20 minutos, usando a mesma técnica da esterilização dos frascos.

 3. Como fazer a ordenha

Faça massagens circulares nas mamas com a ponta de dois ou três dedos, começando pela aréola, e movimentos de apertar e soltar. O leite começará a sair. Posicione os dedos no limite da aréola, puxe os dedos contra você e faça os movimentos de apertar e soltar para o leite sair. Para limpar as mamas utilize as primeiras gotas de leite e, depois disso, recolha o leite diretamente no frasco esterilizado.

 4. Como guardar o leite retirado

 Assim que você terminar de retirar o leite, escreva seu nome e data da primeira coleta na etiqueta, leve imediatamente ao freezer ou ao congelador. Evite deixar o vidro que contém o leite encostado em outros alimentos.

 Serviço

As mulheres que desejam doar leite devem ligar para 08000-268877 e informar os dados solicitados para o preenchimento do cadastro. O Banco de Leite entrará em contato na véspera da visita domiciliar. As mulheres que tenham dúvidas ou dificuldades em amamentar também podem entrar em contato pelo mesmo telefone, ou procurar um Banco de Leite em sua região, no site da rBLH, através do link ‘Encontre o BLH mais próximo de você

Tags: criança, leite, mãe, programação, SAÚDE

http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/08/01/semana-mundial-de-aleitamento-materno-e-marcada-por-varios-eventos/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: